terça-feira, 5 de abril de 2011

O Coaching nas Empresas atualmente é um diferencial extremamente competitivo.... Apesar de estar no Brasil já há muitos anos, o Coaching só começou a ficar conhecido em 2000 e ganhou força no meio empresarial a partir de 2003. Isto coincide com o nível cada vez mais exigente das organizações com a qualidade de atuação de seus líderes e colaboradores em um mercado globalizado e, também, com uma tendência mundial de se repensar o Ser Humano como o verdadeiro motor das organizações, digno de cuidados especiais como: desenvolvimento, treinamento e capacitação. É nessa nova perspectiva mundial que o Coaching é diferencial certo para o sucesso. Um "coach" é um profissional que auxilia as pessoas a atingir metas profissionais e pessoais. Nas empresas, as ferramentas do Coaching são utilizadas para potencializar a liderança de diretores, gestores, colaboradores e executivos, o que acaba resultando em mudanças positivas na condução dos negócios e no ambiente de trabalho. Resultados extraordinários só podem ser obtidos através de pessoas extraordinárias. O Coaching é a ferramenta mais pragmática e poderosa para se construir equipes e pessoas de alta performance. Nos EUA, 40% dos executivos já passaram pelo processo de coaching. O método é tão difundido que muitas empresas oferecem o serviço de um "coach" como benefício do cargo. Segundo pesquisa divulgada pela International Coach Federation (Federação Internacional de Coach), em julho de 2009, relatam que 86% das empresas que usam ou usaram as ferramentas de coaching obtiveram um retorno de 100% sobre o investimento inicial, além de um grande impacto no alcance das metas estabelecidas para seus clientes. Este foi o primeiro estudo mundial de clientes que aderiram ao serviço. No Brasil, muitas empresas, como a Telefônica, Petrobrás, Fiat, Leroy Merlin, Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal já experienciaram o método de Coaching, desenvolvendo processos personalizados com seus executivos ou capacitando seus líderes e gestores. O "coaching" pode ser personalizado, uma assessoria privada, mas também pode ser ensinado por meio de treinamentos "in company", para determinado número de profissionais da mesma empresa como também em cursos abertos com objetivos definidos.