Escolas que vão além do conteúdo, alcançam patamares
excelentes. São recompensadas muito acima do lucro. Recebem pessoas que desejam
ficar naquele ambiente. Pessoas cúmplices que caminha orientada pela crença que
estudar ou trabalhar na instituição escolhida é uma escolha inteligente.
Para
desenharmos o cenário de uma escola que vai além do conteúdo é preciso analisar
fatores empresariais de sucesso que estão sendo adaptados ao mundo escolar.
Vejamos um case
empresarial de sucesso que é perfeitamente utilizado para o mundo escolar.
Como você explica que empresas que fabricam e
vendem produtos semelhantes a outras, se destacam imensamente das concorrentes.
Por exemplo:
- Por que a Apple é tão inovadora? Ano após ano eles são
mais inovadores que todos os concorrentes e é apenas uma empresa de computadores.
Ela é como todos os outros possuem acesso ao mesmo talento, as mesmas agências
os mesmos consultores, a mesma mídia. Então por que parecem ter alguma coisa
diferente?
Por que
foi Martin Luther king que liderou o movimento dos direitos civis? Certamente
ele não era o único orador do dia, por que ele? Há algo mais em jogo quando se
trata de ir além do conteúdo, da oratória e da fabricação de bens de consumo,
vocês não acham?
Bem,
segundo estudos existe de fato algo que diferencia algumas pessoas, empresas, instituições
de ensino, cidades, famílias etc. Para alguns, às vezes são estratégias
calculadas e conscientes, mas para outros são puramente intuitivas. Mas o fato
é que ir além do previsto e destacar-se por algo em um cenário onde se tem tudo
para ser mais um, existe um segredo. Sabe qual? Estudos apontam para um padrão.
É como se por trás de um destaque ou de uma projeção além do esperado, houvesse
atitudes, pensamentos, ações e estratégias rigorosamente seguidas e
respeitadas, formando um padrão que é seguido com afinco e respeito.
Todos
os grandes inspiradores e lideres de organizações do mundo, seja a Apple,
Martin Luther King, todos eles pensam, agem e comunicam da mesma forma e isso é
o oposto completo dos outros. Este oposto completo dos outros foi codificado para
que se tenha acesso a esta informação. Mas quase ninguém a usa, por parecer
simplista demais. O fato de ser simplista não tira seu mérito, ao contrário o
poder de destaque e longevidade deste padrão codificado já projetou empresas,
idéias e pessoas do comum ao estrelato.
Especialistas
chamam de Código Secreto do Sucesso: Este código secreto vem alicerçado
por três palavras que servem de alavanca. São consideradas assim por possuírem
o poder de elevar o nível de raciocínio, de interesse do projeto a ser
implantado, além do que o foco é imediatamente redirecionado para o ponto onde
o sentido e o significado são encontrados alavancando o que quer que seja com
motivação e entusiasmo acima do normal.
As palavras são:
- O que?
- Como?
- Por quê?
Nestas três palavras está o código que ilustra por que
organizações, instituições escolares e alguns líderes são capazes de inspirar e
outros não. Vamos definir os termos rapidamente:
- O QUE: Cada
pessoa ou organização do planeta sabe O QUE faz. Definição 100%
estabelecida.
- COMO: Alguns
sabem COMO fazem. Chamam de propósito, de valor diferenciado.
- POR QUE: Mas
muito poucas pessoas ou organizações sabem o PORQUÊ fazem o que fazem.
A grande maioria afirma fazer para obter resultado. O resultado é mostrado pelo
lucro.
O segredo aqui é sair
do foco do lucro como único motivo da ação, ampliando a visão para o seguinte:
- Qual meu propósito?
-Qual a causa que acredito?
- Qual a crença que me move?
- Por que minha organização
existe?
- Por que eu saio da cama pela
manhã?
- E por que alguém devia se
importar com o que faço?
Percebam
que no resultado visando o lucro a forma como pensamos, agimos e nos
comunicamos parte do que e do como, para último chegar ao por que.
É mais
fácil partir da coisa mais clara para a coisa mais confusa. Mas os líderes e
organizações inspiradas, independente de seu tamanho ou da área que atuam
pensam, agem e se comunicam iniciando pelo porque,
depois o como e por último o que.
Vamos
exemplificar usando a Apple, pois todos a conhecem.
- O QUE: Nós fazemos ótimos
computadores
- COMO: Eles são
lindamente projetados e fáceis de usar. Quer comprar um?
É assim que empresas, pessoas ou escolas se
comunicam. É assim que o marketing é feito. É assim que a maioria das vendas
são feitas.
As escolas dizem o que fazem e como
são diferentes ou como são melhores. Com a explicação do que fazem e do como
esperamos grandes número de alunos matriculados. Infelizmente esquece-se o PORQUÊ.
Acompanhem alguns exemplos.
Escritório de Advocacia:
O QUE: - Aqui está o nosso novo escritório de
advocacia. Nós temos os melhores advogados com os maiores clientes.
COMO:
- Nós sempre acompanhamos os clientes que fazem negócio conosco.
Concessionária de
Veículos:
O QUE: - Aqui
está o nosso carro. Ele é veloz. Tem bancos de couro. Compre nosso carro.
COMO: -
Oferecemos revisão gratuita e IPVA grátis. Quer comprar?
Instituição
Escolar:
O QUE: Somos uma escola que atende uma demanda de 500 alunos do
Ensino Fundamental.
COMO: Distribuímos 20 alunos por sala atendidos por professores
com mestrado e doutorado.
POR QUE: Não é esclarecido.
Sabem como a Apple atualmente se comunica? Ela inicia pelo Por
que. Percebam:
- Tudo o que fazemos, é com a intenção de desafiar o status quo (PORQUE)
A forma como
desafiamos o status quo é fazer nosso
produtos muito bem projetados e fáceis de usar (COMO)
Acabamos fazendo excelentes computadores (O
QUE) Quer comprar um?
Totalmente
diferente, não é? O que eles fazem é inverter a ordem da informação. O que
prova que as pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você
faz. Isso explica porque o consumidor se sente confortável em comprar um
computador da Apple. Mas também se sente confortável em comprar um MP3,
telefone, etc da Apple.
Lembrando
que a Apple é apenas uma empresa de computadores, não há nada que a diferenciem
estruturalmente de seus concorrentes. Eles são igualmente capacitados para
fazer qualquer um dos produtos citados acima.
Pessoas não compram o que você faz, elas
compram o que você acredita. O objetivo não é fazer negócios com todo mundo que
precisa do que você tem. O objetivo é fazer negócios com pessoas que acreditam
no que você acredita.
O objetivo não é apenas contratar pessoas que
precisam de um emprego é contratar pessoas que acreditam no que você acredita. Se
você contratar pessoas apenas por que podem fazer um trabalho, elas vão
trabalhar pelo dinheiro. Agora se você contratar pessoas que acreditam no que você
acredita, elas vão trabalhar com empenho máximo. Por isso uma instituição
escolar deve falar sobre o que acredita, e com isso irá atrair pais que
acreditam no que a escola acredita. Então matricularão o filho sentindo-se
seguro e feliz. Mas por que é importante atrair aqueles que acreditam no que você
acredita? É por que neste nível de comunicação existe um elo muito forte que
chamamos de cumplicidade. É neste patamar que as relações se diferenciam. Os
propósitos passam a se tornar uma bússola motivadora. Então, o ideal acontece:
Um apóia o outro e juntos a força se potencializa.
Com
toda abordagem acima funcionar é importante que observemos profundamente o
sistema de crenças da Instituição Escolar. Pois se forem alicerçadas em crenças
mesquinhas, então quem da geração atual de clientes (alunos) irá se
identificar? Pensem nisso.
Irlei Hammes
Wiesel – www.irleiwiesel.com.br